Hoje celebramos São Paulo da Cruz. Ele nasceu no dia 3 de janeiro de 1694, Ovada, no norte da Itália.
Desde criança, Paulo se dedicava à leitura de livros sobre a vida dos santos e se sentia especialmente atraído pela vida dos eremitas. Se dedicava também à oração e à penitência. Sempre que podia, ia à igreja para rezar o terço. Conseguiu unir vários amigos para meditarem sobre a Paixão de Cristo. Todas essas experiências ajudaram a amadurecer sua vocação para a vida religiosa.
Ao completar 19 anos, o jovem Paulo foi tocado por uma pregação de seu pároco e decidiu entregar sua vida totalmente a Deus. A princípio, ele foi viver como eremita em lugares distantes dos centros urbanos. Mantendo sempre um diálogo com seu bispo, este o autorizou a fazer pregações aos fins de semana. Assim, ele procurava ir aos povoados pregar para o povo e falar sobre a Paixão de Nosso Senhor.
Vendo os frutos de seu trabalho missionário, o bispo o ordenou sacerdote. Muitos jovens aderiram ao seu trabalho missionário e passaram a ser seus discípulos. Assim, obedecendo ao impulso que o Espírito de Deus lhe dava, o Padre Paulo partilhou com o bispo seu sonho de fundar uma Congregação religiosa dedicada a valorizar no coração dos fiéis o amor à Paixão de Cristo. O bispo lhe deu total apoio e foi à Santa Sé pedir autorização do Papa. O Papa autorizou e o Padre Paulo da Cruz, como passou a ser chamado, fundou a Congregação dos Passionistas, recebendo um grupo de primeiros noviços.