São João XXIII

História:

Um homem chamado João, que nasceu em um lugar chamado Sotto il Monte, na Itália, no dia 25 de novembro de 1881. Ele veio de uma família de camponeses e era o quarto de treze irmãos. Desde pequeno, João recebeu uma educação religiosa muito importante de seu tio Xavier. Sua família era muito religiosa e eles frequentavam a igreja juntos.

Quando cresceu um pouco, João foi para um lugar chamado Seminário de Bérgamo, onde estudou sobre Deus e a fé. Lá, ele começou a escrever sobre suas experiências espirituais, e esses escritos foram reunidos em um diário chamado “Diário da alma”. João também decidiu se juntar a uma ordem religiosa chamada Ordem Franciscana Secular, onde fez seus votos em maio de 1897.

Durante sua vida, João estudou a vida de três santos muito importantes: São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales e o Beato Gregório Barbarigo. Após a morte do bispo de Bérgamo, João continuou seu trabalho na igreja, especialmente com jovens católicos.

Em 1915, durante a guerra, João se tornou um capelão militar e cuidou dos soldados feridos. Depois da guerra, ele abriu uma casa para estudantes e trabalhou com jovens estudantes. Em 1919, ele se tornou diretor espiritual do Seminário de Bérgamo.

Em 1935, João se tornou Delegado Apostólico na Turquia e na Grécia. Ele trabalhou com católicos e teve um bom relacionamento com os ortodoxos e os muçulmanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele ajudou prisioneiros de guerra e salvou muitos judeus. Em 1944, ele se tornou o Núncio Apostólico em Paris, na França.

Após a guerra, João ajudou os prisioneiros de guerra e trabalhou para restaurar a vida da igreja na França. Ele visitou muitas paróquias e participou de festas religiosas. Ele era um líder sábio e humilde, e as pessoas o chamavam de “o Papa da bondade”. Em 1953, ele se tornou cardeal e patriarca de Veneza.

Após a morte do Papa Pio XII, João foi eleito Papa em 28 de outubro de 1958 e escolheu o nome de João XXIII. Durante seu pontificado, ele foi um pastor amoroso e corajoso. Ele fez muitas coisas boas, como visitar doentes e prisioneiros, receber pessoas de diferentes países e religiões, e trabalhar para trazer paz ao mundo. Ele convocou um importante encontro chamado Concílio Vaticano II, onde muitas mudanças positivas foram feitas na igreja.

João XXIII faleceu em 3 de junho de 1963, mas seu espírito e sua bondade são lembrados até hoje. Ele foi canonizado como santo pela Igreja Católica em 27 de abril de 2014, juntamente com São João Paulo II. As pessoas o chamam de “São João XXIII” e ele é lembrado como um Papa especial, que amava muito as crianças e trabalhou para fazer do mundo um lugar melhor.

Facebook
WhatsApp
Email
Print