São Josemaría Escrivá

História:

Um homem muito inteligente chamado Josemaría Escrivá de Balaguer. Ele nasceu em uma cidade da Espanha chamada Barbastro, no dia 9 de janeiro de 1902. Josemaría tinha cinco irmãos, mas infelizmente três deles faleceram quando ainda eram crianças. Sua família era muito religiosa e lhe ensinaram valores cristãos desde pequeno.

Quando Josemaría tinha treze anos, a fábrica de tecidos de seu pai faliu, então eles tiveram que se mudar para outra cidade chamada Logronho, onde havia mais oportunidades de trabalho. Foi lá que Josemaría descobriu sua vocação religiosa. Um dia, ao ver pegadas deixadas na neve por um frei que estava descalço, ele sentiu uma grande inspiração e decidiu que queria se tornar padre. Ele estudou muito e entrou para o seminário.

Em 1925, aos vinte e três anos, Josemaría foi ordenado padre e começou a trabalhar em uma paróquia. Mais tarde, ele foi para a cidade de Saragoça, onde estudou Direito enquanto continuava seus estudos religiosos. Infelizmente, seu pai faleceu em 1924 e ele teve que assumir a responsabilidade de cuidar de sua família.

Em 1927, com a permissão do bispo, Josemaría foi para Madri, a capital da Espanha, para se formar em Direito. Ele se destacou em seus estudos e também continuou a atender às suas obrigações sacerdotais, ajudando os pobres e os doentes. Além disso, ele ainda encontrava tempo para lecionar na universidade e sustentar sua família.

Um dia, durante um retiro espiritual em 1928, Josemaría fez uma oração especial a Deus, pedindo orientação sobre como ele poderia ajudar a Igreja. Foi nesse momento que ele recebeu uma inspiração e decidiu fundar uma instituição chamada Opus Dei, que significa “Obra de Deus” em latim. A Opus Dei tinha como objetivo ajudar as pessoas a viverem suas vidas de acordo com a fé cristã em todas as áreas da sociedade. Josemaría trabalhou muito para fazer com que essa missão se tornasse realidade.

Infelizmente, durante a Guerra Civil espanhola, houve muita perseguição religiosa. Por isso, Josemaría teve que exercer seu sacerdócio em segredo. Após a guerra, ele voltou para Madri e obteve seu doutorado em Direito. Nos anos seguintes, ele dirigiu retiros espirituais para pessoas comuns, padres e religiosos.

Josemaría Escrivá faleceu em 26 de junho de 1975, devido a um problema no coração. Ele estava em seu escritório, olhando para uma pintura de Nossa Senhora que estava pendurada na parede. Foi um homem muito dedicado à sua fé e ao serviço aos outros, e sua história continua a inspirar muitas pessoas até hoje.

 

Oração:

“Ó Deus, que por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço… (peça-se). Assim seja. Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.”

Facebook
WhatsApp
Email
Print