História:
Um homem chamado Juan Diego, que vivia em uma terra chamada Asteca, perto da cidade do México. Ele era conhecido como Cuauhtlatoatzin, que significa “águia que fala” na sua língua. Juan Diego era muito humilde e trabalhava como camponês, fazendo esteiras. Ele tinha uma esposa, mas não tinham filhos.
Um dia, Juan Diego ouviu falar dos franciscanos, que eram pessoas especiais que ensinavam coisas bonitas sobre Deus. Ele e sua esposa ficaram muito interessados na nova fé e decidiram se tornar cristãos. Então, eles foram batizados e receberam os nomes cristãos de João Diego e Maria Lúcia. João Diego era muito dedicado à sua fé. Ele caminhava 22 quilômetros todas as semanas, de sua casa até a cidade, para ouvir a Palavra de Deus. Ele era um homem muito simples e usava uma roupa feita de um tecido áspero, que parecia um manto, chamado tilma. Essa roupa era usada pelos pobres como ele.
Infelizmente, a esposa de João Diego ficou doente e faleceu. Ele foi morar com um tio mais perto da igreja, o que reduziu sua caminhada para 14 quilômetros. Mesmo assim, ele continuou a caminhar descalço, usando sua tilma, nos sábados e domingos para estar perto de Deus.
Um dia, quando ainda estava escuro, João Diego estava indo para a igreja quando algo maravilhoso aconteceu. Ele viu a Virgem Maria, que é a mãe de Jesus, aparecer para ele. Ela falou com ele em sua própria língua e o chamou de “meu filho caçula”. A Virgem Maria pediu a João Diego que construísse uma igreja no lugar onde ela estava.
João Diego foi até o bispo e contou a história, mas o bispo não acreditou nele. A Virgem Maria disse a João Diego para insistir e, no dia seguinte, ele voltou ao bispo. O bispo pediu a João Diego que lhe trouxesse uma prova dessa aparição.
A Virgem Maria pediu a João Diego que colhesse flores no topo de uma montanha, mesmo sabendo que era inverno e não havia flores naquele momento. Para surpresa de João Diego, ele encontrou lindas flores no topo da montanha. Ele colocou as flores em sua tilma e as levou ao bispo.
Quando João Diego abriu sua tilma diante do bispo, as flores caíram e algo mágico aconteceu. Na tilma, apareceu a imagem da Virgem Maria. Todos ficaram maravilhados e o tio de João Diego, que estava doente, disse que também tinha visto a Virgem Maria e que estava curado.
A imagem milagrosa da Virgem Maria na tilma de João Diego é muito especial. Ela está lá há mais de 450 anos e não há explicação de como foi feita. A tilma já passou por incêndios e explosões sem se danificar. Um médico dos olhos ampliou a imagem dos olhos da Virgem Maria e viu o momento exato em que João Diego abriu sua tilma. É como se a cena estivesse nos olhos dela, como nos olhos de uma pessoa de verdade.
A mãe de todos os humanos escolheu João Diego, que se considerava uma pessoa sem importância, para mostrar seu amor pela humanidade ao mundo.
Oração:
“Ditoso São Juan Diego, índio bondoso e cristão, nós te suplicamos que acompanhes a Igreja peregrina, para que seja cada dia mais evangelizadora e missionária. Encoraja os Bispos, sustenta os presbíteros, suscita novas e santas vocações, ajuda todas as pessoas que entregam a sua própria vida pela causa de Cristo e pela difusão do seu Reino. Amém. São Juan Diego, rogai por nós.”