História:
Uma pessoa muito especial chamada São Bartolomeu. Ele era um dos amigos mais próximos de Jesus Cristo. Bartolomeu tinha outro nome também, Natanael, que significa “Deus deu”.
Natanael morava em um lugar chamado Caná da Galileia e viu o primeiro milagre de Jesus em um casamento. Ele achou estranho quando soube que Jesus era de Nazaré, uma pequena cidade. Natanael pensou que algo bom não poderia vir de lá.
Mas então algo incrível aconteceu. Natanael conheceu Jesus pessoalmente! Jesus disse que Natanael era uma pessoa verdadeira, sem fingimento. Isso deixou Natanael surpreso e ele perguntou como Jesus o conhecia. Jesus então contou a Natanael sobre um momento especial em sua vida, quando ele estava debaixo de uma figueira. Isso fez Natanael acreditar ainda mais que Jesus era o Filho de Deus.
A partir desse dia, Natanael seguiu Jesus por todos os lugares. Ele ouviu os ensinamentos de Jesus, testemunhou milagres e viu Jesus morrer e ressuscitar. Natanael também estava presente quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes.
Depois de aprender muito com Jesus, Natanael se tornou um apóstolo, que significa “enviado”. Ele foi enviado para contar a todos sobre o amor de Deus. Dizem que ele foi até a Índia e a Europa Oriental para pregar a mensagem de Jesus. Muitas pessoas se converteram ao cristianismo por causa de suas palavras e testemunho.
Infelizmente, São Bartolomeu foi martirizado por sua fé.
Seu martírio é tão lembrado que na Capela Sistina, uma famosa igreja, há uma pintura de São Bartolomeu. Suas relíquias foram levadas para Roma e estão guardadas em uma igreja em sua homenagem.
Assim, São Bartolomeu nos ensina sobre a importância de acreditar em Jesus e compartilhar seu amor com o mundo, mesmo enfrentando dificuldades.