Santa Luzia

História:

Luzia vivia na cidade de Siracusa, na Itália. Ela era filha de pais nobres e cristãos. Infelizmente, seu pai faleceu quando ela ainda era muito pequena, então sua mãe, chamada Eutíquia, cuidou dela. A mãe de Luzia era doente e tinha um problema de saúde muito sério. Ela procurou vários médicos, mas nenhum deles conseguiu curá-la.

Luzia tinha uma ideia especial para ajudar sua mãe. Ela pensou em levá-la até a cidade de Catania, onde havia o túmulo de uma santa chamada Ágata. Luzia acreditava que se sua mãe tocasse no túmulo de Santa Ágata, ela ficaria curada. Mesmo estando fraca e doente, a mãe de Luzia concordou em ir.

Elas partiram para a cidade da santa e chegaram no dia da festa de Santa Ágata, em 5 de fevereiro de 301. Luzia leu um trecho do evangelho que contava sobre o milagre de uma mulher que havia sido curada por Jesus quando tocou em seu manto. Luzia ficou muito emocionada e sugeriu que sua mãe tocasse no túmulo de Santa Ágata.

Mas, para surpresa de Luzia, Santa Ágata falou com ela em uma visão. A santa disse que a mãe de Luzia já havia sido curada pela fé da própria Luzia, e que a cidade de Siracusa seria salva por causa disso. Então Luzia disse à sua mãe que ela havia sido curada pela intercessão de Santa Ágata.

Depois desse acontecimento, Luzia sentiu que Deus a chamava para consagrar sua vida a Ele. Ela decidiu fazer um voto de castidade e fidelidade a Jesus e doar sua fortuna e bens para ajudar os pobres. Sua mãe concordou com a decisão dela.

No entanto, havia um pretendente que queria se casar com Luzia, e ele não aceitou a decisão dela. Ele ficou tão zangado que denunciou Luzia ao governador Pascásio, acusando-a de ser cristã. Naquela época, o imperador Diocleciano havia emitido um decreto que punia os cristãos.

Luzia foi julgada e condenada. Por causa de sua devoção à virgindade e ao amor a Jesus, o governador ordenou que a levassem a um lugar ruim chamado prostíbulo. Mas Luzia confiou em sua fé e rezou. Ela disse que aqueles que vivem de forma pura e santa são templos do Espírito Santo e que a virtude não sofreria sem a vontade dela. Surpreendentemente, mesmo com a força de dez homens, eles não conseguiram levantar Luzia do chão.

 

Oração:

Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual.

Atendei a este meu pedido.(fazer o pedido).

Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó minha querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica.

Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós!

Facebook
WhatsApp
Email
Print