São Tiago Maior

História:

São Tiago, um dos apóstolos de Jesus. Ele também é conhecido como Tiago Maior para não confundir com outro Tiago, que era primo de Jesus. São Tiago tinha outros apelidos, como São Tiago Apóstolo, Santiago e Santiago de Compostela. Ele é um padroeiro especial de várias coisas, como cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários e químicos. Além disso, ele é o padroeiro de países como Espanha, Guatemala, Chile e Nicarágua.

São Tiago nasceu em uma cidade chamada Betsaida, perto do Mar da Galiléia. Ele veio de uma família de pescadores, assim como Pedro e André. São Tiago foi um dos primeiros amigos que Jesus chamou para segui-Lo e estava sempre presente nos momentos importantes da vida de Jesus, como quando Ele se transformou e ficou brilhante na Transfiguração, ou quando Ele ressuscitou a filha de Jairo e na Santa Ceia.

Uma vez, a mãe de Tiago e João, chamada Salomé, pediu a Jesus que, quando Ele fosse um rei poderoso, colocasse um dos filhos dela à sua direita e o outro à sua esquerda. Mas Jesus explicou que não podia prometer isso, porque o Pai Celestial é quem decide essas coisas. Jesus disse que a pessoa mais importante é aquela que serve a todos com humildade.

São Tiago é muito especial para a Espanha. Conta-se que, logo depois de receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, ele foi para a Espanha contar às pessoas sobre Jesus. Embora não tenha tido muito sucesso lá, ele se tornou um líder importante da Igreja em Jerusalém. Depois que São Tiago morreu, dizem que seus restos mortais foram levados para a Espanha e enterrados onde hoje fica a famosa Catedral de Santiago de Compostela, construída em sua homenagem.

São Tiago foi o primeiro dos doze amigos de Jesus a morrer como mártir. O rei Herodes mandou matá-lo com uma espada. Isso aconteceu em Jerusalém, perto do ano 44. É a única morte de um dos doze amigos de Jesus mencionada na Bíblia.

São Tiago também é lembrado por sua coragem em defender Jesus. Ele é o patrono dos exércitos espanhol e português. Dizem que ele inspirou muitos soldados a lutar contra os invasores muçulmanos na Espanha. Por causa disso, foi criada a Ordem de Santiago, para valorizar a honra, a lealdade, a coragem e a fé. Ser membro dessa Ordem era considerado uma grande honra.

Facebook
WhatsApp
Email
Print