História:
São Martinho nasceu em 316 ou 317, ao término do Tardo Império Romano, na Panônia, hoje Hungria.
Seus pais eram pagãos, mas a criança era atraída pelo cristianismo com 12 anos, queria ser asceta (pessoa que se consagra a exercícios espirituais de autodisciplina) e se retirar para o deserto. Mas, por conta de uma ordem do Imperador, precisou se alistar antes de realizar o sonho da oração em solidão.
Seu gesto do manto ocorreu em torno do ano 335. Como membro da guarda imperial, o jovem soldado era muito requisitado para as rondas noturnas. Em uma delas, durante o inverno, Martinho com um mendigo sem roupas. Movido de compaixão, tirou seu manto, o cortou em duas partes e deu a metade ao pobre. Na noite seguinte, Jesus apareceu em um sonho, usando a metade do manto, dizendo aos anjos: “Este aqui é Martinho, o soldado romano não batizado: ele me cobriu com seu manto”. O sonho impressionou muito o jovem soldado que, na festa da Páscoa seguinte, foi batizado. Recebeu o Sacramento por volta dos 20 anos.
Por 20 anos, ele continuou a servir o exército de Roma, dando testemunho da sua fé. Cerca de 10 anos depois, os cristãos de Tours, ficaram sem Pastor, e o tornaram o seu Bispo em 371. Desde então, Martinho se dedicou com zelo fervoroso à evangelização no campo e à formação do clero.
São Martinho de Tours, rogai por nós!
Oração:
Glorioso São Martinho, nosso amigo e protetor, que ao dividir vosso manto com o mendigo que padecia de frio na neve encontrastes o próprio Senhor Jesus, ajudai-nos a saber partilhar o que temos com os mais empobrecidos que encontramos em nosso caminho, principalmente as crianças mais abandonadas, reconhecendo nelas a imagem de nosso divino mestre.
Ó bom Jesus, por intercessão de São Martinho dai-nos os dons da caridade e do amor fraterno que nos fazem servir com desprendimento aos vossos filhos mais excluídos dessa terra. Amém!
Fonte: pocketterco.com.br