História:
Ele foi um dos amigos mais próximos de Jesus. João era um dos doze discípulos de Jesus, que eram como seus ajudantes especiais.
João era muito jovem quando conheceu Jesus. Ele vivia com sua família e trabalhava como pescador junto com seu pai e seu irmão Tiago. Um dia, João e seu irmão encontraram um homem chamado João Batista, que ensinava sobre Deus. Eles decidiram seguir João Batista e receberam um batismo especial.
Depois, João e seu irmão encontraram Jesus. Jesus era tão especial que João o chamava de “o Discípulo Amado”. João aprendeu muitas coisas com Jesus e sempre estava ao seu lado. Ele era muito corajoso e ficou com Jesus até o momento mais difícil, quando Jesus foi pregado em uma cruz. Nesse momento, Jesus pediu a João que cuidasse de sua mãe, Maria.
Depois que Jesus subiu ao céu, João continuou a espalhar as palavras e os ensinamentos de Jesus. Ele se tornou um líder importante na comunidade cristã. João também escreveu muitos livros importantes, como o Evangelho de João e o Livro do Apocalipse. Esses livros são como histórias que nos ensinam sobre Deus e Jesus.
São João também tinha uma relação muito especial com Nossa Senhora, a mãe de Jesus. Ele a amava muito e sempre cuidava dela. O santo passou por muitas dificuldades e até foi preso, mas ele nunca deixou de acreditar em Jesus. Ele escreveu cartas para as pessoas que acreditavam em Jesus, para ensiná-las e encorajá-las a seguir o caminho de Deus.
São João viveu uma vida longa e feliz, e ele morreu naturalmente quando já era bem velhinho. Hoje, lembramos de São João Evangelista como um exemplo de amor, coragem e fé em Deus. Celebramos a festa dele no dia 27 de dezembro.