A maioria dos pais deseja que os filhos sejam felizes; é por isso que estamos sempre pendentes para cobrir com todas as suas necessidades. Como pais, é importante que os filhos tenham um teto para viver, comida, roupa, brinquedos e medicamentos, se necessário. Mesmo assim, somos capazes de sacrificar tudo o que estiver ao nosso alcance para os ver felizes.
Muitas vezes nos tornamos adivinhos, porque antecipamos as necessidades de nossos filhos, também nos tornamos grandes especialistas em tecnologia para poder compreendê-los e assim evoluir com eles ao mesmo tempo. Além disso, somos pais apaixonados pela leitura, aquela que nos pode orientar e ajudar a criar melhor os nossos pequenos.
A felicidade dos filhos é uma grande motivação; porque neles encontramos a força e a coragem para ir em frente contra todas as adversidades. Eles são o maior tesouro que a vida nos deu; por isso o amor que sentimos é algo maravilhoso e inexplicável.
Uma árdua tarefa
Sem dúvida, somos pais superpoderosos que fazem todo o impossível pelo bem-estar dos filhos. Sacrificamos tudo, literalmente tudo, para vê-los sorrir; até podemos ser exigentes e autocríticos com nós mesmos, quando as coisas que fazemos não resultam como esperávamos. Dentro de nós, culpamo-nos desnecessariamente, ao ver que as crianças, por mais esforços que façamos, nem sempre ficam felizes com o que lhes damos.
Assumimos que a felicidade virá através do bem-estar, proteção e cuidado que damos a eles, mas na verdade existem coisas que são tão simples de fazer, que sem dúvida os farão imensamente felizes sem necessidade de nos sacrificar muito.
O que é que os nossos filhos precisam para se sentirem felizes?
1 – Uma boa companhia
Trata-se de estar sempre presente na vida dos filhos; dar-lhes tempo de qualidade. Ou seja, o tempo que passa com eles deverá converter-se em experiências significativas, onde possam aprender coisas novas, para que possam guardar em seus corações e memória, lembranças que os encham de amor e bem-estar. Transforme seus dias em experiências amorosas, ao em vez de apenas fazer coisas que não deixarão raízes emocionais.
Uma boa companhia é aquela que sabe escutar, que é empática, que ajuda e apoia, que é divertida e que nos alegra em cada momento. É entrar no mundo de nossos filhos para poder compreendê-los e, assim, fazê-los sentir-se seguros e confiantes.
2 – Surpresas
Se você deseja ver seus filhos felizes, então faça-lhes surpresas sem data especial, qualquer detalhe que eles gostam vai fazê-los se sentirem especiais. Não espere que até que façam algo bom ou cumpram com suas responsabilidades, mas sim, quando tiver oportunidade.
Todas as crianças adoram passeios, doces, brinquedos, filmes, até mesmo fazer com eles qualquer atividade que quebre sua rotina.
3 – Sentir-se grande
A maioria das crianças deseja crescer fortes e sentir-se grande e independente. Quando suas opiniões e ideias são levadas em conta e sentem que são escutados; eles sentirão que cresceram, que são grandes para tomar decisões que envolvam o bem-estar da família.
Ou seja, deixar os filhos resolverem seus problemas para aprenderem as consequências das suas ações. Claro, sempre vigiando e orientando, mas não intervindo.
4 – Ser como eles querem ser
É lógico que os pais estejam sempre atentos aos perigos que possam estar sujeitos, os filhos; somos adultos acostumados a dizer “não”, “não faça isso porque você vai cair”, “não coma tantos doces porque vai dar uma indigestão”, “Não corra tão rápido porque vai tropeçar” etc. Nós, adultos, esquecemos muitas vezes de que as crianças são atrevidas por natureza, exploradoras, arriscam-se, e por essa razão não os deixamos ser como eles querem ser.
Eles ficarão felizes quando os deixar explorar, deixá-los aprender ao seu ritmo e quando você parar de repreendê-los ou puni-los por suas ações. Lembre-se de que você também já foi uma criança, que gostavas de brincar com a terra, trepar em árvores, apanhar insetos, entre outras coisas.
5 – Festa, festa, festa
Todas as crianças adoram festas, gostam de conviver com os amigos, comer bolo, doces, brincar e dançar. Ajudá-los a fortalecerem as suas relações sociais fará com que se sintam felizes e especiais. Não espere que façam aniversário para celebrar, planeje pequenas reuniões com os seus amiguinhos e desfrutem de uma tarde maravilhosa. Lembre-se, não só vai ajudá-los a serem mais sociáveis, mas também a serem mais independentes.
6 – Presentes de Natal
Uma das mais belas tradições de muitas famílias em todo o mundo, é o Natal. Sem dúvida, quando somos pequenos, sonhamos com os presentes que ganharemos nessa noite tão especial. Se quer ver os seus filhos felizes, não perca essa tradição, mantenha-a viva, mesmo que seus filhos já sejam um pouco mais velhos. Tente manter vivos os sonhos e esperanças de seus filhos o máximo de tempo possível, já que o Natal é a época do ano que mais significados emocionais tem.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Qué es la felicidad para los niños?
Por Adriana Acosta Bujan via familia.com.br