Os pilares para assegurar uma boa capacidade de concentração para seus filhos são:
1. Sono
2. Alimentação
3. Exercícios físicos
4. Criatividade
5. Conhecer e desenvolver a forma de aprendizado de cada um.
A necessidade de uma boa noite de sono dispensa maiores comentários. Quando não dormimos direito, a primeira coisa afetada é nossa atenção. Os efeitos de noites maldormidas nas crianças são ainda mais drásticos, porque seus sistemas nervosos estão em formação e pode haver prejuízos irreversíveis. Estimule seus filhos com uma boa rotina de sono, fazendo com que durmam todos os dias no mesmo horário, sem estímulos visuais ou brincadeiras agitadas a partir de uma hora antes de ir para a cama.
Uma boa alimentação assegura que o cérebro seja nutrido com vitaminas e minerais suficientes para que funcione bem. O zinco, por exemplo, é um mineral essencial ao desenvolvimento cognitivo em crianças e à manutenção da concentração em níveis normais. Ofereça todo tipo de frutas, verduras, legumes e tubérculos aos seus filhos, evite alimentos pouco saudáveis (sanduíches, doces) e, principalmente, trate o horário das refeições como sagrado.
Os exercícios físicos asseguram que seus filhos desenvolvam adequadamente músculos e ossos, além de combater a obesidade. Uma boa atividade física sempre demanda coordenação motora e, automaticamente, desenvolve a concentração. Além disso, uma criança que pratica exercícios físicos todos os dias se sentirá cansada à noite e, consequentemente, dormirá bem.
A criatividade é um dos principais métodos de estímulo da concentração. O cérebro humano só consegue criar quando está concentrado, mesmo que essa concentração ocorra nos momentos de lazer ou distração. Muitas vezes, a criatividade se desenvolve quando o cérebro está descansando. Por isso, os momentos de tédio, de ócio, aqueles em que seu filho reclama não ter nada para fazer, são muito importantes para o desenvolvimento dessa habilidade. Por isso, você deve selecionar muito bem com quais atividades seus filhos se ocuparão durante o dia. Devem ser atividades que estimulem a criatividade e assegurem atividade física. E você deve assegurar um tempinho para que eles possam brincar livres, sem orientação, até sozinhos, a fim de que a criatividade aflore. A leitura, a contação de histórias, o aprendizado de instrumentos musicais são ótimas formas de desenvolver ativamente a criatividade e a concentração. A programação de computadores e dispositivos e a robótica também são ótimas formas de desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e a concentração, além de serem habilidades imprescindíveis nas próximas décadas.
Não somos todos iguais uns aos outros, especialmente no que tange ao cérebro. Cada pessoa possui uma forma de aprendizado distinta. Você deve conversar bastante com seu filho a fim de perceber se ele é uma pessoa que aprende melhor com estímulos visuais, auditivos ou cinestésicos. Quando você souber de que forma seu filho aprende mais facilmente, bastará ensiná-lo a focar sua concentração nas informações visuais, auditivas ou práticas que recebe do mundo. Assim, tanto a concentração quanto o aprendizado serão muito facilitados.
Visite sempre o site da Turma do Padre Dudu para mais dicas de saúde das crianças.
Dra. Paula Cardoso – Pediatra
CRM/TO 3608, RQE 2024