Quando chegam as férias a rotina da casa muda! Nem todos conseguem alinhar as férias escolares com as férias do trabalho. Mas, o ritmo familiar certamente se altera mesmo quando não é possível viajar em família. A questão é que as crianças querem fazer tudo ao contrário do que fazem habitualmente, é o desejo de deixar a rotina de lado e viver algo diferente. O problema se apresenta quando esse algo diferente exclui a espiritualidade e os momentos de oração. Confira algumas dicas de como viver este momento:
1) Agradecer e louvar a Deus: reconhecer no dia a dia que toda nossa vida deve ser um agradecimento a Deus. Recordar as crianças de agradecer pelo período de descanso, se viajarem em família lembrar de agradecer a Deus pela oportunidade das férias, louvar a Deus pelas belezas que encontrarem no caminho.
2) Destacar que de Deus não se tira férias: recordar a importância da oração nos momentos habituais durante a jornada, ou seja, ao se levantar entregar o dia ao Senhor, antes das refeições agradecer pelo alimento e antes de dormir.
3) Fazer oração durante a viagem: se for por via terrestre ou aérea, faça sempre uma oração pedindo a proteção a Deus em favor de uma boa viagem. São nos pequenos detalhes que as crianças vão aprendendo a se confiar a Deus.
4) Participar da Missa aos domingos: mesmo longe de casa é possível encontrar uma Igreja onde se tem a Missa Dominical. É importante mostrar para a criança que a Igreja é casa de Deus e que é o lugar onde os filhos de Deus se reúnem para viver como irmãos em comunidade.
5) Ajudar alguém que precise: é sempre bom relembrar que a caridade é a maior de todas as virtudes. Seja em viagem ou estando em casa sempre tem alguém precisando de uma ajuda. Convide a criança para fazer uma visita a um idoso ou até mesmo a separar algum brinquedo ou roupas para a doação.
Essas são apenas algumas dicas de como viver as férias com espiritualidade. As férias devem ser entendidas como a possibilidade de se fazer aquilo que não conseguimos fazer durante os dias normais devido às outras ocupações. A vivência com Deus não deve mudar! O que pode mudar são os métodos ou locais onde essa vivência acontece! Já imaginou se Deus tirasse férias de nós?
Escrito por Pe. Dudu