Hoje celebramos a Consagração da Basílica de São João de Latrão, fundada pelo Papa Melquíades, nas propriedades doadas por Constantino, ao lado do palácio lateranense. Ela foi construída entre os anos 314 a 335. Sendo definida como Mãe de todas as igrejas da Cidade e do Mundo (Urbe et Orbe).
Segundo a tradição da Santa Igreja, o aniversário de sua dedicação, antes celebrado apenas em Roma, hoje é comemorado em todas as comunidades católicas do rito romano, para enaltecer o ministério petrino do Sumo Pontífice que, de sua Basílica Patriarcal, preside a toda a Igreja. Seu nome oficial é Arquibasílica do Santíssimo Salvador.
Celebrar a festa da dedicação da Basílica de São João de Latão também nos possibilita refletir sobre o sentido do templo como organismo vivo do qual os cristãos são pedras vivas.
A Igreja de Latrão é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma. Às três outras, também caracterizadas com uma Porta Santa e um Altar Papal são: a Basílica Vaticana, que manifesta a igreja apostólica fundada sobre o apóstolo Pedro; a Basílica Ostiense, que manifesta a igreja católica fundada sobre a missão de Paulo; a Basílica Mariana, que manifesta a Igreja santa gerada com Cristo de Maria.