Como lidar com crianças encrenqueiras

 

A agressividade infantil pode ser um desafio para os pais. Gritar, morder, chutar e até bater: muitos pais vivenciam esses comportamentos de raiva em seus filhos e ficam sem saber como agir. Em primeiro lugar, é importante entender que a criança agressiva tem essa reação por não conseguir lidar com algum sentimento ou frustração ou pelo fato de querer chamar sua atenção.

Como as crianças ainda não sabem se expressar com palavras e entender o que estão passando, podem se valer da raiva como instrumento para serem ouvidas ou notadas.

Todas as crianças passam por fases mais agressivas, onde tentam resolver tudo com pancadas, mordidelas ou pontapés, utilizando a agressividade como uma forma de exprimir a sua revolta. Para uma criança mais feliz, saiba como evitar essa agressividade e ajude a criança a lidar com a sua própria raiva.

Quer saber como você pode ajudar o seu pequeno nesse momento difícil? Acompanhe as dicas abaixo!

Estabeleça regras claras

Comunique de forma clara a criança quais as regras relativamente ao seu comportamento.

 

Escute o que a criança tem a dizer

Fique na altura da criança e escute o que ela tem a dizer sobre a situação, deixe-a falar e colocar para fora o que esta sentindo em palavras, não por meio de gritos, chutes ou mordidas.

 

Ensine à criança o autocontrole

Os pais devem ajudar e orientar a criança a expressar seu descontentamento através da comunicação verbal e de pensarem antes de partirem para comportamento agressivo.

 

Não castigue com violência física

Violência física gera violência física.

 

Não encoraje a criança a ser um “durão

Não ensine a criança a se defender em qualquer situação com agressividade, incentivando com palavras como durão ou valente, nem mesmo a se defender da mesma forma que foi agredido, gerando na criança um sentimento de que precisa ser agressiva para ter aprovação dos pais.

 

Seja paciente

Embora seja dificil lidar com uma criança agressiva, o adulto deve dar o exemplo e manter o controle emocional.

 

Mimo e carinho

A agressividade de uma criança também se quebra com carinho e amor.

 

Ensine a criança a lidar com a raiva de forma positiva

Motive a criança a utilizar as palavras para exprimir os seus sentimentos, em vez de recorrer à violência.

 

Elogie o bom comportamento

Da mesma maneira que as crianças têm de ser chamadas à atenção quando se portam mal e são agressivas, também precisam de ser elogiadas pelo seu bom comportamento.

 

Por Anna Carolina Cassoli
psicóloga clínica
atendimento infantil , adolescente e adulto
contato: 63 99227-6869

Facebook
WhatsApp
Email
Print